A Unidade Estadual de Internação (UEI), gerida pela Fundação de Saúde Amapaense, realizou na sexta-feira, 29, uma palestra dentro da campanha Agosto Lilás, voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher.
O evento foi conduzido pela Tenente Coronel Ariadiny Meneses dos Santos, gerente do Programa de Prevenção à Violência contra a Mulher do Corpo de Bombeiros do Amapá. A ação, promovida pela Comissão de Humanização da UEI, teve como objetivo conscientizar colaboradores e pacientes sobre os sinais de violência, a importância da denúncia e o fortalecimento da rede de apoio.
“Tivemos a oportunidade de participar de uma palestra voltada para essa temática. O movimento busca conscientizar, orientar e fortalecer a rede de apoio, para que nenhuma mulher se sinta sozinha diante dessa realidade. Foi um momento enriquecedor, de muito aprendizado e reflexão, que envolveu nossos colaboradores e pacientes. Durante o encontro, conhecemos melhor o suporte oferecido pela rede de proteção existente no Estado e discutimos a importância da denúncia como instrumento de cuidado e proteção”, destacou Marta Launé, responsável técnica, psicóloga e vice-presidente da Comissão de Humanização.
Durante a palestra, foram abordados temas como violência doméstica, assédio moral e sexual, além de estratégias de prevenção e acolhimento.
Entre os pontos discutidos: