ATENDIMENTOS
Segunda à Sexta, 08:00h às 18:00h

Programas de Residência Médica em pediatria e psiquiatria passam por avaliação do MEC no Amapá

Agenda incluiu reunião técnica e visitas às unidades hospitalares indicadas como campos de prática para futuros residentes.
14 outubro 2025
Redação
Programas de Residência Médica em pediatria e psiquiatria passam por avaliação do MEC no Amapá
Equipe realizou visitas in loco às unidades hospitalares indicadas como campos de prática de residência médica

A Fundação de Saúde Amapaense recebeu a visita da Dra. Luciana Brandão, avaliadora do Ministério da Educação (MEC), responsável pela vistoria dos programas de residência médica, e no caso específico, em pediatria e psiquiatria. A agenda faz parte do processo de credenciamento junto ao MEC, etapa fundamental para consolidar a abertura de novas residências no Amapá.

A quarta-feira, 1º de outubro começou com uma reunião técnica na sede da Fundação de Saúde, contando com a presença da avaliadora e de representantes da saúde estadual, entre eles Rodrigo Corrêa, presidente interino da Fundação; Rinaldo Martins, secretário adjunto de Assistência Hospitalar; e membros da Comissão de Residência Médica (Coreme).

Na sequência, a equipe iniciou as visitas in loco às unidades hospitalares indicadas como campos de prática, onde avaliou a infraestrutura física, acadêmica e pedagógica que será oferecida aos residentes.

Avaliadora Luciana Brandão (centro)
"O objetivo da minha visita a Macapá foi levantar elementos técnicos e pedagógicos que subsidiem a Comissão Nacional de Residência Médica na análise do credenciamento. A intenção é avaliar o potencial do programa, para que, se aprovado, novas vagas sejam abertas e especialistas formados aqui mesmo no Amapá”, explicou a avaliadora Luciana Brandão.

A Fundação aderiu ao edital nº 1/2025 do Ministério da Saúde, que busca ampliar a formação de especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas prioritárias. Além da pediatria e psiquiatria, o Amapá pleiteia residências em neonatologia, cardiologia, anestesiologia, cirurgia oncológica, medicina intensiva pediátrica, entre outras.

Visita técnica faz parte do processo de credenciamento junto ao MEC, etapa fundamental para consolidar a abertura de novas residências no Amapá