Com o compromisso de expandir e fortalecer a formação de profissionais da área, representantes da Fundação de Saúde Amapaense estão em Brasília (DF), integrando a Oficina de Apoio à Criação de Programas de Residência em Saúde. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde, visa estimular a criação e ampliação de residências médicas e multiprofissionais em todo o país, especialmente nas regiões com menor cobertura assistencial.
A vice-presidente da Fundação, Verônica Cambraia, participa da comitiva ao lado da assessora Gabriella Furtado, do diretor assistencial Rodrigo Corrêa e da gerente de serviços de saúde, Jeane Morais. Durante os encontros, os participantes recebem orientações sobre como criar, credenciar e financiar programas de residência em saúde, além de discutir estratégias para garantir qualidade na formação e distribuição equitativa de especialistas pelo país.
A oficina também busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá, foi realizada na terça-feira, 22, e quarta-feira, 23, e segue com outras etapas nos dias 29 e 30 de julho.
“Programas de residência são fundamentais para formar profissionais éticos, capacitados e preparados para os desafios do SUS. Mais do que especializar, essas formações promovem a integração entre as áreas do cuidado, serviço e comunidade, com foco na atenção integral ao paciente”, destacou Verônica Cambraia.
A participação do Governo do Amapá na oficina representa mais um passo rumo à valorização dos profissionais e à melhoria contínua do sistema de saúde pública no estado.